Chá Verde – Benefícios, Como Preparar e Como Atua no Organismo

Você sabia que para preparar um chá de verdade é preciso necessariamente utilizar a planta Camellia sinensis em água quente? Existem apenas 6 tipos de chá e a bebida que tomamos com o preparo de outras ervas na verdade não é chá e sim apenas uma infusão de ervas e frutas?

Os chás existentes são o chá branco, chá amarelo, chá verde, chá oolong (azul), chá escuro e chá preto. De todos esses, hoje vamos explicar como funciona o chá verde, qual seu benefício e porque seu uso é tão indicado. Já adiantamos que ele é ótimo para a saúde e um dos queridinhos de quem quer emagrecer.

Diferença entre os chás

Se todos os chás utilizam a mesma erva, porque recebem nomes diferentes e possuem um sabor tão variado? A resposta é simples, cada um deles tem um tipo de processamento das folhas, que variam o grau de oxidação da planta, mudando sua intensidade e sabor.

A oxidação é basicamente o grau de contato da folha do chá com o ar, que a escurece e muda seu aroma e coloração. Conheça rapidamente como é feito cada um deles para entender a diferença de cada erva utilizada.

  • Chá branco – As folhas e brotos são colhidos antes das flores se abrirem, quando a planta está recoberta por uma penugem branca e não passa pela fermentação.
  • Chá amarelo – É similar ao verde, porém ele passa por um processo de aquecimento rápido das folhas que promove às folhas uma cor levemente amarelada.
  • Chá verde – Suas folhas não sofrem fermentação. Após a colheita ele é vaporizado e seco. Seu sabor costuma ser levemente amargo e ele possui um frescor no aroma que lembra a natureza.
  • Chá oolong – É um chá semi-oxidado em um grau que varia de 15% a 85%. Quanto menos oxidado mais se parece com o chá verde e quanto mais oxidado lembra bastante o chá preto.
  • Chá preto – É 100% oxidado, resultando em um líquido escuro e de sabor intenso. Contém muito tanino e pode ficar amargo se utilizado da maneira errada.

Chá Verde

Agora você sabe que nem todo o chá é igual, apesar de ser feito a partir da mesma planta. O chá verde é o de mais fácil preparo do que o chá branco e amarelo e também é mais barato, por isso é tão popular. Acredita-se que 80% a 90% da produção de chá em todo o mundo é destinada ao preparo do chá verde.

No seu processo de fabricação, onde as folhas são colocadas sob vapor e depois secas é possível evitar a oxidação dos ingredientes e prevenir que haja a perda dos nutrientes da folha. Apesar disso, não existe um tabela fixa que mostre o valor nutricional do chá verde, isso porque o resultado final varia muito de acordo como a erva foi plantada, adubada e  manejada até as folhas serem colhidas.

Benefícios do Chá Verde

chá verde

Vários estudos já mostram que ele é ótimo para a saúde. O que o dá essa propriedade é que a erva é rica e flavonoides, as catequinas e contém altas taxas de fitoquímicos. O chá verde também contém bastante cafeína, podendo chegar a quase 90 mg por folha. Conheço os diversos benefícios:

Ajuda a Eliminar gordura

As catequinas presentes no chá verde estimula as enzimas que controlam a gordura corporal, incentivando a quebra delas. Assim elas passam a ser usadas pelo organismo como uma fonte de energia e não são mais armazenadas no tecido adiposo. Além de mostrar o emagrecimento, essa substância também é capaz de melhorar a gordura do corpo, evitando problemas cardíacos, diabetes e hipertensão.

Acelera o Metabolismo

O chá verde contém bastante cafeína que atua na termogênese. Ou seja, o corpo queima calorias liberando-as em forma de calor. O metabolismo fica acelerado e passa a utilizar a gordura para produzir energia. Os polifenóis presentes inibem ação de enzimas que armazenam a gordura corporal.

Sacia a Fome

As catequinas presentes no chá interagem com receptores de leptina, o hormônio que promove a saciedade. Assim, o consumo adequado do chá contribui para que a pessoa coma apenas o necessário durante as refeições e evita os lanches fora de hora.

chá verde benefícios

Antioxidante

As catequinas combatem os radicais livres presentes no corpo, evitando o envelhecimento precoce e doenças crônicas como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares. Alguns estudiosos acreditam que o chá verde contém um poder antioxidante maior do que a vitamina C e E. Estudos apontaram a diminuição de risco de câncer de mama em mulheres que fazem o uso frequente da bebida.

Promove o bom-humor

O chá verde contém L-teanina, um aminoácido que age no cérebro aumentando a produção de dopamina e serotonina – hormônios que promovem o prazer, a felicidade e bem-estar. Constatou-se que ele aumenta as produções de ondas alfas no cérebro, que causam relaxamento. Os flavonoides também diminuem a ansiedade, pois modulam o hoprmônio ligado à ela, a noradrenalina.

Diurético

O chá verde é um poderoso diurético que ajuda a eliminar as toxinas do organismo e acaba com a retenção de líquidos. Essas toxinas podem ser prejudiciais ao organismo e causar até mesmo inflamações nos tecidos.

Melhora a digestão

O chá verde aumenta a produção dos sucos gástricos. Os bioativos presentes em sua composição estimulam a flora intestinal, aumentando a quantidade de bactérias que promovem a digestão. Algumas dessas bactérias são responsáveis por digerir as vitaminas, o que consequentemente também estimula o sistema digestório.

Como Preparar

Aqueça uma xícara de água mas sem deixá-la ferver. É preciso que a água esteja entre 80º a 85º para que as catequinas sejam extraídas da folha de forma eficiente e para que seu chá verde não fique amargo. Depois de aquecida a água, acrescente um colher de chá de folhas secas e trituradas. Abafe e deixe descansar por aproximadamente 3 minutos. Depois é só coar e beber. Recomenda-se tomar de 3 a 4 xícaras diárias.


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