Chá de Hibisco – Emagrece? Veja os Benefícios para a Saúde!

O chá de hibisco é mais uma das opções de chá emagrecedores do mercado. De fácil preparo, ele é vendido até em mercados. Você pode comprá-lo em lojas de produtos naturais e até mesmo na internet. Além de ajudar na perda de gordura, ele pode ser muito benéfico para a saúde de forma geral.

Para saber mais sobre o chá de hibisco, se ele funciona mesmo, como prepará-lo e como ele atua no organismo, leia o artigo que preparamos para nossos leitores. Tire todas as suas dúvidas desse chá que mexe com a cabeça das mulheres e faz muito sucesso entre as artistas e famosas.

O que é o chá de hibisco?

hibisco

O chá que hibisco é uma infusão com cálices da flor de mesmo nome em água quente. A bebida tem sabor levemente adocicado e azedinho, que lembra um pouco framboesa. A infusão é feita através do cálice das flores de Hibiscus Sabdariffa. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é feito da flor comumente vista em jardim. Eles pertencem à mesma família, porem o chá é preparado com a erva que possui mais nutrientes. Ao fazer o chá a partir da outra flor de hibisco, os mesmos benefícios não são encontrados na planta de forma eficaz.

Ele pode ser muito benéfico para quem quer emagrecer e para a saúde de forma geral, devido à presença de antocianina, um pigmento que promove a cor da bebida e pertence à família dos flavonóides. Ele age como um antioxidante e anti-inflamatório combatendo os radicais livres no organismo.

Quais os benefícios

chá de hibisco

  • O chá de hibisco reduz a adipogênese, o procedimento responsável pela produção das células de gordura, conhecidos como adipócitos. O excesso de produção dessas células leva ao acúmulo de gordura no organismo e favorece o aumento de peso.
  • O chá também bloqueia a ação da amilase, enzima que transforma o amido em açúcar. Ao consumir após as refeições ele auxilia na redução de absorção dos carboidratos que pode impactar na perda de peso.
  • A bebida é capaz de diminuir o colesterol ruim, popularmente chamado de LDL, em até 8% e aumentar o colesterol bom, HDL, em até 16,7%.
  • O flavonóide quercetina presente na planta do hibisco é um poderoso diurético. Ele evita a retenção de líquidos no organismo e elimina as toxinas através da. Assim é capaz de reduzir inchaços, principalmente na região abdominal.
  • Ele é bom para a saúde do coração, pois controla a pressão sanguínea, pois flavonóides presentes em sua composição controlam enzimas responsável pela pressão arterial, que quando somados ao efeito diurético são ainda mais eficazes.
  • Devido a presença de vitamina C é um poderoso antibacteriano e anti-inflamatório. É capaz de estimular o sistema imunológico e diminuir as chances do surgimento de doenças, gripes e resfriados.
  • O chá de hibisco também protege o fígado pela grande quantidade de antioxidantes presentes. Esses antioxidante combatem os radicais livres que podem ser prejudicais para o órgão.
  • Ajuda no controle hormonal, reduzindo os sintomas da TPM e menopausa. Ele é capaz de reduzir dores e incômodos comuns nesses períodos.
  • Funciona como um antidepressivo e ansiolítico natural, por ser rico em vitaminas e minerais. Ele ajuda a relaxar a mente e o corpo e diminui gradativamente os sinais da depressão e ansiedade.
  • O chá de hibisco auxilia na digestão, por isso recomenda-se tomá-lo após as refeições. Além de auxiliar no processo digestivo, também irá ser eficaz no emagrecimento se usado desta maneira.

Como Preparar

chá de hibisco emagrece

O chá de hibisco é encontrado desidratado para vender em casa de produtos naturais e até mercados. Para utilizá-lo siga as instruções abaixo:

  • Leve ao fogo uma xícara de água, desligue assim que levantar fervura;
  • Acrescente um colher de chá das flores secas de hibisco ou um sache;
  • Abafe e deixe descansar de 5 a 10 minutos e beba em seguida.

 Contraindicação

Apesar de ser natural e benéfico, ele não deve ser tomado em excesso. Por ter poder diurético, ele pode eliminar quantidades excessivas de eletrólitos fundamentais para o funcionamento do copo como o sódio e potássio.

Ele deve ser evitado por mulheres grávida ou que estão tentado engravidar por influenciar os hormônios, principalmente o estrogênio.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply