Bata Doce – Quais os Benefícios desse Alimento?

A Batata doce é uma raiz tuberculosa que dá sustância, mata a fome, serve de base para o preparo de alimentos. Seu doce adocicado agrada ao paladar e pode ser uma ótima opção para pessoas que desejam emagrecer. É indicada por nutricionistas e pode ser ótima para o organismo.

A Batata Doce é um alimento fitness muito indicada principalmente para quem quer perder peso ou massa muscular. Mas você sabe o por quê? Hoje explicaremos como esse tubérculo funciona no organismo e qual a importância de incluí-lo nas suas refeições diárias para usufruir de seus benefícios.

tabela nutricional batata doce

Como Comer a Batata Doce?

Para comer a batata doce é preciso primeiro que ela esteja cozida, você pode colocá-la no forno, água, fritar e até cozinhar no microondas. Seu preparo é rápido e fácil. Ela pode ser comida pura, inclusive é possível comer até mesmo a casca ou ser usada para bases de outras receitas.

Um exemplo é utilizá-las como base para o pão, bolos e até mesmo nhoque. Essa raiz tuberculosa, além de proporcionar um sabor delicioso, deixa as massas úmidas e macias. Existem diversas receitas que utilizam a batata doce como ingrediente, incluindo diversas receitas low carb e fitness, ideais para quem quer emagrecer.

Tabela nutricional

Confira abaixo a tabela nutricional da batata doce. Os nutrientes abaixo são equivalente ao consumo de 100g de batata doce cozida:

  • 77 – Kcal;
  • 0 g – lipídeos;
  • 0,6 g – proteína;
  • 18,4 g – CHO;
  • 2,2 g – fibras;
  • 17 mg – cálcio;
  • 11 mg – magnésio;
  • 15 mg – fósforo;
  • 148 mg – potássio;
  • 0,2 mg – ferro;
  • 0,08 mg – tiamina;
  • 2,57 mg – niacina;
  • 23,8 mg – vitamina C;
  • 300 mcg – vitamina A.

Benefícios da Batata Doce

batata doce

Ela é uma hortaliça de alto valor energético, perdendo apenas para a mandioca. Ela é rica em nutrientes, contém ácido graxo, zinco, sódio, betacaroteno, vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, potássio, fósforo, magnésio e ômega 3. Assim é capaz de repor no nosso corpo diversos dos principais nutrientes que ele precisa.

A batata doce contém mais vitamina A do que o nosso corpo precisa por dia. Ela contém 1/3 da vitamina C necessária e 15% da ingestão diária de fibras e 10% de potássio. É uma excelente fonte de componentes naturais, sendo saborosa e não tendo um teor calórico muito alto. Veja todos os benefícios desse alimento:

1- Ajuda no aumento de massa muscular

É rica em carboidratos, que fornecem toda a energia necessária para o treino. Também contém fibras que ajudam a saciar a fome, reparar os músculos, emagrecer e ainda promovem a digestão. O potássio equilibra os eletrólitos no músculo. A digestão da batata é mais lenta quando comparada à outros carboidratos, promovendo energia por mais tempo.

2- Auxiliam no emagrecimento

A batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, o açúcar presente na sua composição é absorvido lentamente pelo organismo, fazendo com que não haja picos de glicose no sangue – conhecidos como os grandes responsáveis do aumento de peso. Ficam mais tempo no organismo, controlando o apetite e a fome.

3 – Controla o Estresse

A batata doce por ser rica em magnésio pode ajudar a combater o estresse e melhorar o humor. O mineral é capaz de promover o relaxamento e auxiliar a manter a calma. Além da saúde mental, ele promove a melhora dos vasos sanguíneos, sangue, músculos e nervos.

benefícios batata doce

4 – Poder antioxidante

Ela contém vários nutrientes antioxidantes, como por exemplo a vitamina A e o betacaroteno. Ao ser ingerida, ela combate os radicais livres do nosso organismo, o que evita o envelhecimento precoce das células. O poder antioxidante também pode evitar o surgimento de doenças como o câncer.

5 – Previne o câncer

A batata doce pode prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer. Para jovens e homens adultos, a alta concentração de betacaroteno pode ser eficaz na prevenção do câncer de próstata. Para mulheres, por sua vez, a substância tem se mostrado eficiente para prevenir o câncer de colo do útero, mama e ovários.

6 – Melhora a aparência da pele

A vitamina A é fundamental para manter uma pele bonita, jovem e ajuda na reprodução das células da derme e protegem contra o sol. A raíz tuberculosa também é rica em vitamina C e vitamina E, capazes de estimular a produção natural de colágeno que mantém a pele firme e jovem.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply