Alimentos que causam gases – Lista do que evitar e como aliviar

Os alimentos que causam gases e incham a barriga geralmente são aqueles que tem grande quantidade de fibras e carboidratos com potencial de fermentação. Na prática, ao chegar no estômago e intestino as bactérias naturais da comida irão liberar gases que você precisará eliminar (e são fedidos!).

Apesar de ter alguns alimentos que devem ser evitados a todo custo é a combinação errade de comidas o mais perigoso. Misturar feijão com repolho ou batata com leite por exemplo é gases na certa.

Quem sofre com eliminação de gases com frequência precisa ficar atento, pois pode ser um sinal de intolerância a algum tipo de alimento. O mais comum é referente a lactose cujo primeiro efeito é o desconforto intestinal.

alimentos que causam desconforto intestinal

Os alimentos que causam gases

  • Leguminosas: ervilha,lentilha, grõ de bico,soja, feijão
  • Vegetais verde escuro: repolho, brócolis, couve
  • Ricos em lactose: derivados do leite, queijos, requeijão, iogurte
  • Ricos em amido: macarrão, milho, batata
  • Cebola, Nabo, Mariscos
  • Alimentos ricos em fibras: farelo de aveia, cereais
  • Grãos integrais: farinha de aveia, trigo integral, pão integral
  • Adoçantes naturais
  • Refrigerantes e bebidas com gás (inclusive chopp)
  • Ovos de qualquer animal

Todos estes alimentos listados tem o potencial de fermentar no intestino ou estômago. Os sintomas gerados são inchaço abdominal, sensação de estufamento e a flatulência.

Combinações para evitar

Gerar flatulência não necessariamente torna aquela alimentação não saudável. Gerar gases é um sinal de que as bactérias intestinais estão funcionando adequadamente para que a o alimento seja completamente digerido.

Se no dia terá algum evento que não pode arriscar um desconforto certamente evite estas que são consideradas as combinações MAIS FATAIS (no sentido irônico):

  • Feijão e Repolho (aquela feijoada de domingo por exemplo)
  • Arroz integral, ovo e salada de brócolis (cuidado com as maioneses dos churrascos)
  • Leite e fruta (isso também vale para as sobremesas)
  • Ovos, carne e batata-doce (o tradicional PF tem grandes chances de causar gases!)

alimentos que causam flatulencia

Causas dos gases estomacais

Os gases estomacais ao contrário dos intestinais não geral flatulência, mas sim aqueles arrotos e sensação de refluxo ou comida que volta. Nestes casos a situação é um pouquinho mais grave, já que quando recorrente pode ser um agravante para o desenvolvimento de gastrite.

Os principais alimentos causadores de gases estomacais são os lácteos, mudanças hormonais (principalmente em mulheres) e a sensibilidade ao glúten.

O principal tratamento é um alimentação balanceada e exercício de dietas desintoxicantes, uma vez que ajudam a eliminar possíveis toxinas que acidificam o estômago.

Alimentos que NÃO causam gases – O que comer para evitar?

Existem algumas técnicas de alimentação para conseguir controlar a flora intestinal e ajudar a aliviar os gases. Além de excluir por um determinado tempo aqueles que tem potencial de fermentação você deve incluir no seu cardápio:

  • iogurtes naturais sem adição de açúcar
  • Comer abacaxi após a refeição
  • Comer uma maçã após a refeição
  • Comer mamão para regular o intestino (é bom para quem tem intestino preso)
  • Chá de erva-doce
  • Chá de camomila
  • Aspargo
  • Tomate
  • Chicória
  • Bebidas com lactobacilos vivos
  • Chá de cardamomo
  • Sucos ácidos (limonada, de abacaxi ou laranja)
  • Tome muita água
  • Coma alface antes da refeição

Durante a refeição procure mastigar bem os alimentos, beber de forma calma e só engolir quando estiver completamente pronto para a deglutição. Essas simples dicas aceleram e facilitam a digestão, reduzindo a chance de formação de gases estomacais ou inchaço abdominal.


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