7 principais cuidados para quem treina em casa.

Muitas pessoas optam por fazer o treinamento de exercícios físicos em casa, isso porque não possuem dinheiro para ir até um centro especializado ou preferem ter aquele tempo destinado para si mesmo.

Assim como quem trabalha em casa, é necessário ter uma rotina diária para conseguir malhar da maneira mais correta para o seu corpo e não passar futuras dificuldades, veja abaixo algumas dicas.

Cuidados ao treinar em casa

7 principais cuidados para quem treina em casa.

1 – Vestimenta e acessórios adequados

Não importa qual é o esporte que você pratica em sua casa, pode ser desde simples abdominais, uma luta mais bruta ou yoga, você vai precisar dos acessórios e roupas adequadas para cada um.

Como por exemplo, use roupas que ajudam o seu corpo a ter mais flexibilidade e não fiquem machucados de acordo com alguns movimentos. Se você corre, compre tênis adequados. Caso lute, compre as luvas e manoplas necessárias, e por aí vai variando de acordo com cada necessidade.

2 – Acompanhe o seu corpo

É normal que algumas pessoas comecem a fazer exercícios físicos de uma hora para a outra. Nesse momento de transição e do seu corpo se acostumar, é preciso pegar leve e ir sentindo como ele se comporta.

O indicado é que você permaneça fazendo determinada série de exercícios por 3 meses, e assim ir modificando a intensidade ou variando. O seu corpo corre muito menos chances de sofrer com lesões ou de ficar machucado.

3 – Não se distraia

7 principais cuidados para quem treina em casa.

Mesmo estando em casa, muitas pessoas sofrem com as distrações e dificuldades do dia a dia de ter que dividir o lar, prejudicando assim a atenção ao tentar se focar em um exercício.

Procure avisar seus familiares ou quem divide a casa com você que entre determinado horário, você estará ocupado(a). Deixe as crianças em outro local e até mesmo desligue o seu celular.

Além de ter muito mais aproveitamento dos exercícios físicos, você vai relaxar a sua mente e tirar um tempo destinado somente para você.

4 – A importância do alongamento

Muitas pessoas começam a fazer exercícios físicos e então adotam uma alimentação equilibrada, além de tomar uma boa quantidade de água. Isso é ótimo e ajuda muito o corpo, porém acabam se esquecendo de uma coisa simples e que faz total diferença: o alongamento.

Ao desenvolver a flexibilidade no seu corpo, sua capacidade motora fica muito mais fácil, além de ajudar no ganho de massa muscular e não ter tantas chances de sofrer com possíveis lesões.

Outro ponto importante é que o alongamento ajuda o seu corpo a ganhar mais postura, isso interfere diretamente na auto confiança do indivíduo.

5 – Sincronize a respiração

A respiração quando sincronizada com o exercício em questão pode ajudar e muito para que os exercícios sejam feito com mais intensidade. Isso varia de acordo com cada movimento feito.

Como por exemplo, ao fazer uma abdominal, você respira na subida e inspira ao descer, e assim vai. Cada esporte tem sua respiração condizente.

6 – Hidratação

7 principais cuidados para quem treina em casa.

Não é porque o treino está sendo feito em casa que você não vai se hidratar corretamente. Você pode tomar água antes, durante e depois dos treinos, isso ajuda o seu corpo ficar mais forte e hidratado.

É importante que durante todo o treino você não passe sede. Ao se hidratar, você sente mais disposição e tonifica os músculos mais rapidamente.

7 – Não exagere

Tudo que é feito de maneira exagerada – até exercícios físicos – fazem mal para o seu corpo. O indicado é que se faça no máximo 4 aulas diárias, dessa maneira você vai alcançar a tão desejada boa forma sem machucar o corpo.

Mesmo que você goste de malhar mais do que tudo na vida, é necessário ter dosagem, isso porque pode ter que arcar com o cansaço, fadiga, estresse e outros malefícios no corpo.

Procure tirar um tempo para descansar e sair da rotina de prática de exercícios físicos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply