Aprenda 7 Exercícios para Afinar a Cintura e Comece Agora Mesmo

É o desejo de muitos, e principalmente das mulheres, exibir uma cinturinha fina e modelada. Mas essa conquista requer muitos esforços. Hoje vamos aprender 7 exercícios para afinar a cintura que irão auxiliar nesse processo.

É importante saber que só os exercícios não cumprirão totalmente a meta. Os exercícios para afinar a cintura vão tonificar os músculos dessa região do corpo desejada e consequentemente auxiliar no emagrecimento e perda de medida.

Mas saiba que é de extrema importância aliar esses exercícios a uma rotina rigorosa de alimentação balanceada. Os exercícios ajudam sim, mas eles não darão resultados sozinho. Cuide com os exageros na hora de se alimentar. Procure fazer refeições sem abusar das calorias.

Os estudos mais recentes afirmam que, para conquistar uma cinturinha fina, 70% do processo está numa boa e adequada alimentação. Para reduzir as gordurinhas localizadas que se acumulam, principalmente nas regiões do abdômen e cintura, você precisará estar atento a sua dieta.

Vamos conhecer a lista de 7 exercícios importantes para você incluir no seu treino e começar a praticar agora mesmo!

  1. Abdominal com Flexão Lateral do Tronco e Rotação

Deite-se no chão com as costas apoiadas num colchonete (ou numa superfície que não seja muito dura). Flexione os joelhos a 90 graus e apoie as mãos atrás da cabeça.

Eleve um pouco sua cabeça, até que os ombros e as escápulas desencostem do chão. Agora gire um pouco eu tronco para direita direcionando seu cotovelo esquerdo para próximo dos joelhos.

Gire para esquerda e direcione o cotovelo direito também para próximo dos joelhos e retorne à posição inicial. Repita de 10 a 15 vezes esse processo e descanse por um minutinho. Depois realize mais 3 séries iguais a essa.

Fique atento para que, durante o exercício, você realize a força concentrando na região do abdômen, e não no pescoço.

Abdominal com Flexão Lateral do Tronco

  1. Prancha Lateral

A Prancha Lateral é uma variação da famosa Prancha frontal. Só que com a dificuldade um pouquinho maior. Deite-se de lado e apoie um antebraço no chão, o outro mantenha posicionado ao longo do corpo.

Deixe seu corpo bem reto com as pernas estendidas e apoiadas no chão. Agora eleve o tronco, quadril e pernas para cima e mantenha apoiado no chão apenas o antebraço e a lateral do pé.

Segure nessa posição por 15 segundos ou mais. Se conseguir, conte até 30. Desça para posição inicial, descanse um minutinho e suba novamente. Repita 4 vezes CADA LADO.

Uma dica é alternar os lados. Faça o direito, depois vire-se, e faça o esquerdo. E, se conseguir, realize 4 séries cada lado (fazendo 8 no total).

Prancha Lateral

 

  1. Elevação Lateral das Pernas

Assim como o exercício anterior, deite-se lateralmente no chão. Mantenha todo o corpo estendido e as pernas juntinhas, uma em cima da outra. Apoie os braços da maneira mais confortável que encontrar (veja um exemplo na imagem a baixo).

Eleve as duas pernas juntas até o maior ângulo que conseguir. Fique atento para não movimentar o tronco. Nesse exercício só as pernas se movimentam. Pressionando assim a região lateral do abdômen.

Repita 15 vezes, se conseguir, e vire para o outro lado. Faça o mesmo número de repetições e descanse por um minuto. Realize mais 3 séries como essa.

Elevação Lateral das Pernas

  1. Flexão unilateral do tronco

Posicione-se em pé, com as pernas ligeiramente afastadas, na largura de seus ombros e com os braços estendidos na lateral e ao longo do corpo. Segure um haltere em cada mão.

Desça o tronco para lateral e retorne para o centro. Repita de 15 a 20 vezes o mesmo lado. E depois faça o mesmo número de repetições para o outro lado. Descanse por um minuto e realize mais 3 séries, para cada lado.

Flexão Lateral do Tronco em Pé

  1. Giro com salto

Mantenha-se em pé, com as duas pernas juntas. Os braços para cima com os cotovelos flexionados e as mãos posicionadas em frente ao peito.

Agora pule e gire os quadris e as pernas aterrissando com os pés apontados para a direita. Depois repita o mesmo movimento aterrissando para esquerda. Mantenha seu tronco sempre para frente. Só as pernas e quadris que e movimentam.

Faça de 15 a 20 movimentos e pare um minutinho pouco para descansar. Depois repita por mais 2 (duas) vezes.

Esse é um exercício se caráter mais aeróbio (cardiovascular) e é um bom exemplo para se usar em forma de aquecimento, antes de iniciar os exercícios mais localizados.

  1. Limpador de Para-Brisa

Deite-se no chão com as costas apoiadas e os joelhos flexionados a 90 graus. Deixe seus braços estendidos de forma horizontal e com as palmas das mãos voltadas para baixo.

Gire os quadris e as pernas para lateral, o máximo que conseguir, mas sem deixar os ombros desencostarem do chão. Retorne, de forma progressiva, os quadris e pernas para o centro e gire novamente, só que para o outro lado.

É importante não deixar as pernas encostarem no chão durante o movimento. Repita entre 15 e 20 vezes. Descanse por um minuto e faça mais 3 séries iguais a essa.

  1. Alongamento sentado

Sente-se com as pernas estendidas e afastadas na largura um pouco maior que dos seus ombros. Erga os braços e mantenha-os estendidos na posição horizontal, como mostra a figura a baixo.

Gire o tronco e tente tocar a mão direita no pé esquerdo. Segure por alguns segundos e retorne à posição de início. Faça o mesmo para o outro lado. Mantenha as costas retas durante todo o movimento.

Alongamento Sentado

Se você quer aprender mais exercícios abdominais confirma uma lista de 10 exercícios abdominais e seus benefícios.

Alguns Cuidados Importantes

Antes de iniciar qualquer prática de atividade física, é bem importante procurar um profissional da área da saúde e realizar uma avaliação física. Para saber se está apto a praticar exercícios e se tem algum tipo de restrição.

Peça sempre ajuda de um professor de educação física para que ele corrija sua postura e o modo de realizar cada exercício. Essa dica é importante para evitar a ocorrência de alguma lesão durante o treino.

Se insistir em realizar sozinho, fique bem atento as formas de fazer e durante toda a execução dos exercícios mantenha seu abdômen contraído. Se sentir qualquer dor além do comum, pare imediatamente e procure auxílio.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply